Sistema Integrado de Gestão de Automóveis (SIGA)

Descrição

A Prefeitura do Recife, com base nos conceitos de economia compartilhada, desenvolveu um aplicativo que gerencia os veículos oficiais utilizados pelo Município, melhorando a mobilidade dos servidores municipais a serviço da população recifense. A plataforma está disponível nas versões mobile para os usuários (servidores e motoristas) e possui versão web (http://recdrive.herokuapp.com/users/sign_in), contando ainda com diversas funcionalidades e possibilitando a geração de relatórios que subsidiam as decisões de racionalização do transporte.

Tanto os servidores quanto os motoristas têm os seus cadastros individualizados e com foto, o que ajuda no momento de se identificarem. Além disso, os motoristas que integram o sistema recebem um smartphone com pacote de dados, para que possam atender as corridas solicitadas. O Siga funciona em sistemática semelhante a dos aplicativos de táxi e de veículos privados.

Na retaguarda (back office), o sistema contempla uma série de relatórios gerenciais, desde o rastreamento de todos os automóveis da frota municipal em tempo real,  ranking de motoristas, ranking de veículos, picos de utilização simultânea, mapa de calor de origem das corridas, mapa de calor do destino das corridas, tudo isso para subsidiar as decisões dos gestores.

Dessa forma, o Siga permite a escolha mais eficiente para o atendimento de uma solicitação de corrida imediata ou agendada, a justa distribuição das corridas entre os motoristas, o trajeto de viagem mais econômico e um melhor controle do uso da frota administrativa municipal.

A solução é disruptiva e utiliza a inteligência artificial para otimizar o uso da frota de automóveis, proporcionando substancial redução de custos e inversão de prioridades na aplicação dos recursos governamentais, retirando recursos da área meio da administração e aplicando-os nas atividades fins das Secretarias Municipais, sobretudo em educação e saúde.

Além disso, esse novo modelo de gestão contribui para a mobilidade da cidade e para a redução da emissão de poluentes e CO2.

  • Público – O aplicativo tem como beneficiários diretos todas as Unidades Gestoras da Prefeitura do Recife. Por sua vez, a população recifense é a beneficiária indireta dessa inovação tecnológica, a qual proporcionou uma substancial economia de recursos públicos na área meio e a aplicação destes nos serviços públicos prestados pela municipalidade.
  • Secretarias – Todas as Unidades Gestoras da Prefeitura
  • Instituições Envolvidas – Controladoria Geral do Município de Recife – CGM e demais Unidades Gestoras da Prefeitura do Recife.

Desafios

Toda inovação traz consigo desafios e dificuldades. Em relação ao Siga, eles dizem respeito à mudança na cultura patrimonialista existente no serviço público e, sobretudo, do status quo das diversas Unidades Gestoras da Prefeitura do Recife, em virtude da substancial alteração na forma de utilização da frota de automóveis da municipalidade.


Metodologia

No ano de 2015, com a implantação da Gestão Matricial da Despesa – GMD, a Controladoria Geral do Município aprofundou os estudos em relação aos maiores pacotes de despesas da Prefeitura do Recife, dentre eles o da frota de automóveis vinculados às diversas Unidades Gestoras, que representava um custo médio anual em torno de R$60 milhões de reais. Buscou-se identificar a forma de contratação mais econômica para o serviço de transporte. Para tanto, procedeu-se à pesquisa dos mais diversos tipos de contratos relacionados ao tema. Ao mesmo tempo, apurou-se a quilometragem mensal percorrida por cada veículo a serviço da Prefeitura do Recife e o respectivo custo por quilômetro rodado, bem como o custo do quilometro percorrido em táxi no âmbito do Município. De posse dessas informações, realizou-se uma análise comparativa de custos e identificou-se o nível de utilização necessário para o veículo ser considerado viável economicamente. Nesse contexto, chegou-se às seguintes conclusões, em função do percurso mensal: a) abaixo de 1.500 Km, o veículo seria dispensado; b) entre 1.500 e 2.300 Km, o veículo seria mantido, mediante expressa justificativa de sua necessidade; e, c) acima de 2.300 Km, o veículo seria considerado economicamente viável. Dessa maneira, foram efetuadas as primeiras reduções no quantitativo de veículos utilizados pela municipalidade. Posteriormente, em um segundo momento, buscou-se novamente a otimização da frota locada à serviço do Município, desta vez através do compartilhamento dos automóveis e uso efetivo do aplicativo sob enfoque.

Cronograma

1. Análise do uso da frota municipal e criação da regra de negócio da ferramenta (duração: 02 meses);

2. Desenvolvimento do aplicativo (duração: 04 meses), destacando que a ferramenta está em constante evolução;

3. Cadastramento dos automóveis e dos motoristas da Prefeitura do Recife (duração: 15 dias);

4. Teste do aplicativo (duração: 06 meses);

5. Elaboração dos Cadernos de Orientação e dos Manuais do aplicativo (duração: 45 dias);

6. Cadastramento de todos os usuários das Unidades Gestoras da Prefeitura do Recife (duração: 15 dias);

7. Treinamento de motoristas e usuários do aplicativo para implantação nas primeiras 07 (sete) Secretarias (duração: 15 dias).

Resultados

1. Redução de aproximadamente 200 (duzentos) automóveis da frota locada pelo Município, proporcionando uma economia na ordem de R$ 14 milhões;

2. Participação de 7 (sete) Unidades Gestoras no Siga, com 231 (duzentos e trinta e um) usuários e 23 (vinte e três) motoristas;

3. Cadastro atualizado da frota de automóveis da Prefeitura do Recife;

4. Capacitação de gestores de frota, motoristas e usuários.

Premiações

Inova Cidade – Prêmio de Inovação Urbana 2018

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