Sistema de Gerenciamento da Atuação da Guarda Municipal (Sentinela)

Descrição

A Prefeitura do Recife desenvolveu um aplicativo que proporciona a comunicação das suas Unidades Gestoras com a Guarda Municipal, a qual passou a contar com registros de alertas e ocorrências mais consistentes, na sua missão de resguardar o patrimônio e os equipamentos públicos da cidade.

A plataforma está disponível nas versões mobile para os usuários (gestores e guardas) e possui versãoweb http://sentinela.roadmaps.com.br/, contando também com diversas funcionalidades e possibilitando a geração de relatórios que subsidiam as decisões nas operações executadas pela corporação. Tanto os gestores quanto os guardas possuem cadastros individualizados no sistema e recebem um smartphone com pacote de dados, para que possam utilizar o aplicativo. Na retaguarda (back office), o sistema contempla relatórios gerenciais de alertas e ocorrências, por período e Unidade Gestora.

Dessa maneira, quando um gestor emite um alerta ou registra uma ocorrência, a plataforma envia uma mensagem para os guardas que se encontram mais próximos da Unidade Gestora e também para uma Central de Operações, que monitora a localização geográfica de todos os guardas e viaturas de apoio em tempo real, capturando imagens através das câmeras instaladas na cidade.

A solução é disruptiva, pois utiliza a inteligência artificial com intuito de otimizar a capacidade analítica dos sinistros, tornar mais eficiente o planejamento das ações de segurança e o trabalho do guarda municipal tornar-se mais assertivo.

  • Público – O aplicativo tem como beneficiários diretos todas as Unidades Gestoras da Prefeitura do Recife. Por sua vez, a população recifense usuária dos equipamentos públicos da cidade é a beneficiária indireta dessa inovação tecnológica, pois a solução visa aumentar a segurança dos equipamentos públicos.
  • Estado – PE
  • Cidade – Recife
  • Secretarias – Todas as Unidades Gestoras da Prefeitura
  • Instituições Envolvidas – Controladoria Geral do Município de Recife – CGM e Secretaria de Segurança Urbana

Desafios

Toda inovação traz consigo desafios e dificuldades. Em relação ao Sentinela, eles dizem respeito à efetiva manutenção da comunicação entre gestores, guardas e Central de Operações, do monitoramento do corpo e viaturas de apoio da Guarda Municipal, da contínua e sistemática alimentação do banco de dados do aplicativo e da geração de estatísticas dos alertas e ocorrências.

Metodologia

Inicialmente, a plataforma foi concebida para melhorar a comunicação entre os gestores das diversas Unidades de Saúde do Município, localizadas em áreas da cidade consideradas inseguras, com a Guarda Municipal. Até então, tal comunicação ocorria através de chamada telefônica, tendo sido evidenciada uma significativa perda de tempo no atendimento aos alertas e ocorrências emanados daquelas unidades, bem como na mobilização e deslocamento dos guardas até o local. Posteriormente, em conjunto com a Secretaria de Segurança Urbana e a Guarda, foram identificadas outras Unidades Gestoras da municipalidade em situação semelhante às da Saúde, a exemplo das Unidades da Secretaria de Educação, que foram integradas ao projeto num segundo momento. Dessa forma, buscou-se otimizar o atendimento às demandas da Guarda Municipal permitindo a ela assertividade nas suas ações por meio do uso efetivo do aplicativo sob enfoque, a partir do uso GPS dos Guardas, quanto dos gestores das unidades que estão precisando de auxílio imediato.

Cronograma

1. Análise da sistemática de comunicação entre as Unidades Gestoras da Prefeitura do Recife e a Guarda Municipal (duração: 01 mês);

2. Desenvolvimento do aplicativo (duração: 03 meses), destacando que a ferramenta está em constante evolução;

3. Cadastramento dos gestores e dos guardas da Prefeitura do Recife (duração: 15 dias);

4. Teste do aplicativo (duração: 06 meses);

5. Elaboração dos Cadernos de Orientação e dos Manuais do aplicativo (duração: 45 dias);

6. Treinamento dos guardas e usuários do aplicativo para implantação nas primeiras 02 (duas) Secretarias Municipais: Saúde e Educação (duração: 15 dias);

7. Cadastramento de todos os usuários das Secretarias de Saúde e Educação (duração: 15 dias).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s